Curiosidades

Por Que o Vinil é Melhor Que o MP3 e o CD? Responda você também!

Steve Mold um Science Youtuber dos EUA explica porque os discos de vinil são melhores que os formatos digitais. Tudo bem que você já deve estar cansado de ouvir e ler sobre este assunto, mas vale a pena ver os seus argumentos!

Não porque eles têm a melhor qualidade de áudio (eu não estou entrando nesse campo, porque eu não me importo muito com a qualidade do som) – é porque os grooves do LP podem ser usados das maneiras mais incomuns. Por exemplo, a espiral de um LP termina em uma faixa circular chamada “locked groove” e alguns discos incluem um trecho gravado que repete-se indefinidamente, apenas por diversão. Por exemplo, os Beatles acrescentaram uma gargalhada no fim do lado dois de Sgt Peppers.

Leia TambémPequeno Guia do Colecionador – Como Limpar o seu Vinil com Cola.

Mold também demonstra muitas outras curiosidades dos discos de vinil. Confira:

3 comentários sobre “Por Que o Vinil é Melhor Que o MP3 e o CD? Responda você também!

  • O vinil será fiel desde que, seja gravado com a master original. O Brasil voltou a produzir vinil apenas para consumo da moda, pois a maioria usa como “master” a gravação de um CD (rsrsrsrsrs) o que não faz o menor sentido. Mas enfim, também não faz sentido pegar uma prensagem japonesa para escutar em uma Crosley com um prego na ponta de uma haste.

    Não tem formato melhor e sim as melhores combinações entre qualidade de: gravação, transporte, amplificador, caixas e etc…

    Na qualidade da música, vejamos dois cenários:

    1 – Vinil prensado a partir de uma gravação digital ruim x CD ou arquivo digita sem compressão + um bom DAC. Obviamente quem ganha é o digital.

    2 – Vinil bem prensado com uma mela master x CD ou arquivo digital comprimido de má qualidade + DAC ruim ou bom, (nesse caso não faria diferença, não teria milagre). Ai quem ganharia seria o vinil.

    obs: Tem “n”, situações e variáveis.

    Resposta
  • ps: Claro que o vinil independente de qualidade tem sua magia.

    Resposta
  • Nunca vi o vinil simplesmente como algo colecionável que vc pega e guarda, e só utiliza pra mostrar alguém. Se alguém se enquadra nesse moldes ele é apenas um colecionador. Já a maioria que curte vinil e eventualmente busque por material novo em vinil, são os consumidores de música iguais os de cd digital, a diferença é a maneira de se ouvir a música. Pra um ouvinte comprar um vinil com a matriz de um CD pode fazer sentido sim. O vinil mesmo pro indivíduo que compra pra ouvir, mas é de uma matriz digital é muito difícil se notar a diferença da qualidade, muitos pagam de audiófilos sem ter conhecimento técnico e muito menos ter equipamentos que sustentem a tese que o vinil do cd digital não “presta”. O fascínio do ter na sua mídia favorita existe e é válido. Como tbm para aquele que tem uma maletinha dessas modernas, acredito que naturalmente ele sentirá a necessidade de evoluir os aparelhos. Grande problema também do vinil, não existe uma boa qualidade de som em qualquer aparelho, 1 item em desacordo tira toda magia do seu sistema de som!! Basta um conjunto cápsula agulha não serem bons que nada servirá o investimento de um bom receiver,caixas, e toca discos com braço em “S”. Já o cd basta um microsystem portátil que tem uma ótima qualidade.

    Resposta

Comente aqui