Listas

Carnaval na Vitrola: Top 10 Discos Pra Você Curtir Nesse Feriadão

O Carnaval 2020 já chegou e o que não pode faltar neste feriado é música, preparamos um lista com 10 discos que merecem rolar aí na vitrola.

1 – Jorge Ben – A Tábua de Esmeraldas

Em 1970 Jorge Bem estudava Filosofia e Teologia, principalmente a obra de Tomás de Aquino. Na mesma época, inspirado pelos estudos, surgiram alguns clássicos como “Os Alquimistas Estão Chegando os Alquimistas”, “Hermes Trimegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda” e “Errare Humanum Est”. Esse álbum é considerado por muitos, o melhor de sua carreira, um clássico do samba que não pode faltar nesse feriadão.

2 – Criolo – Espiral de Ilusão

O quarto álbum de estúdio de Criolo, conta com 10 sambas inéditos, 9 deles autorais, compostos ao longo da carreira do músico. Para o artista o álbum é a realização de um sonho, marcas da resistência brasileira através do samba.

3 – Otto – Samba Pra Burro

O primeiro álbum solo de Otto, “Samba Pra Burro” foi lançado em 1998, mas após 20 anos, em 2018, conquistou sua primeira versão em vinil. A capa é uma releitura da original e as 10 faixas são muito mais do que Samba, passam pela MPB e até a Eletrônica. Reconhecido internacionalmente o primeiro trabalho solo do Ex integrante da Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A é indispensável na coleção.

4 – Cartola – 1976

Gravado aos 68 anos de Cartola, o disco homônimo de 1976, é um clássico nacional. As 12 faixas apresentam arranjos de Horondino José da Silva (Dino), com produção de Juarez Barroso. Esse discão é sem dúvidas indispensável na coleção de todo brasileiro, não só para o carnaval.

5 – Novos Baianos – É Ferro na Boneca

O álbum de estreia do grupo Novos Baianos “É Ferro na Boneca” é pra você que não quer ouvir apenas Samba. Com ritmos variados, como o Rock, influência da tropicália e psicodelia.

6 – Marlon Sette – Fogo na Cadeira

Outro trabalho que é uma mistura de estilos musicais é o álbum de estreia de Marlon Sette, “Fogo na Cadeira”. Um dos mais respeitados trombonistas brasileiro, trabalhou em 10 faixas que você pode curtir durante o carnaval.

7 – Azymuth – Águia Não Come Mosca

O segundo álbum da banda carioca, Azymuth, “Águia Não Come Mosca” reúne 10 faixas, que passam pelo jazz, rock e funk até predominar-se no samba. O trabalho de José Roberto Bertrami, Alex Malheiros e Ivan Conti fará você curtir muito.

8 – Trilha Sonora Orfeu Negro

O disco da trilha sonora da filme Orfeu Negro, baseado na peça teatral “Orfeu da Conceição”, de Vinicius de Moraes, musicada por Tom Jobim, foi e ainda é sucesso no mundo todo. Tanto o disco quanto o filme são obras que devem fazer parte da sua bagagem cultural.

9 – Moraes Moreira – 1975

Esse disco marca o início da carreira solo de Moraes Moreira, ex integrante do grupo Novos Baianos, onde ficou conhecido nacionalmente. Um dos responsáveis pela propagação do carnaval de rua em Salvador, o álbum homônimo de 1975 é um dos principais do carnaval e não pode deixar de rolar na vitrola.

10 – Hamilton de Holanda – Trio Jacob 10ZZ

Pra fechar nosso top 10 com chave de ouro, não poderíamos deixar de falar de Hamilton de Holanda e “Trio Jacob 10ZZ”.  Lançado em 2018 no ano do centenário de Jacob do Bandolim, Hamilton trabalhou em 12 canções, em sua maioria compostas por Jacob. Ganhador de vários prêmios esse é um disco que poderá garantir a festa em seu carnaval.

Eaí você tem algum desses discos na coleção para curtir no carnaval? Não? Calma, temos a solução pra você! Vem conhecer e garimpar na Bilesky Discos!

Comente aqui