O tamanho ou peso do disco altera a qualidade do som do vinil?
Já se deparou com esta pergunta né: O tamanho ou peso do disco altera a qualidade do som do vinil?
Os discos de vinil com maior peso geralmente são mais desejáveis simplesmente porque são mais resistentes e menos propensos a entortar. O tamanho das ranhuras é o mesmo.
Os discos vêm em três tamanhos padrão: 12 “, 10” e 7 “. Existem outros discos de tamanhos ímpares e cortados, mas todos conseguem ser reproduzidos na maioria dos toca discos.
Leia também: Meu vinil novo está pulando em todas as faixas. Está com defeito?
O vinil de maior peso simplesmente parece mais substancial para segurar, é menos frágil e, portanto, é psicologicamente mais atraente para o fã de música. A qualidade e o cuidado em gravar, masterizar, cortar e prensar têm mais a ver com a qualidade do som do que o peso da mídia.
As fábricas de discos normalmente envidam mais esforço no controle de qualidade de discos de peso mais alto, pois percebem que qualquer pessoa que faça pedidos de 180 g ou mais provavelmente está procurando um produto audiófilo.
Enfim, não há diferenças no som do disco devido ao seu tamanho ou peso, mas sim uma sensação psicológica de durabilidade ao manusear um disco mais robusto.
Um destaque que deve ser feito, é que o tempo de reprodução de um disco é fator preponderante para a qualidade sonora e alguns compactos de 7″ possuem tempo de reprodução acima do indicado, o que de certa forma, passa a prejudicar a qualidade do áudio gravada.
E para a sua experiência pessoal, o tamanho ou peso do disco altera a qualidade do som do vinil? Deixa aí seus comentários e suas percepções, mesmo que psicológicas.
Pingback: Qual a melhor rotação para um disco de vinil? - Bilesky Discos