Noticias

O Terno: O power-trio que é referência da música independente brasileira

O power-trio O Terno, formado por Tim Bernardes, Guilherme d’Almeida e Biel Basile, foi fundado em 2009 em São Paulo. A banda apresenta um repertório próprio e chama atenção por sua estética, O Terno é uma das referências da música independente brasileira.

O primeiro disco da banda foi lançado em 2012, “66” de forma independente, o álbum passou a receber diversos elogios, o jornal “O Globo” ressaltou que o álbum é “Um dos mais impressionantes discos de estreia de uma banda brasileira”. “66” conta com 5 faixas autorais e 5 de Maurício Pereira.

Guilherme, Tim e Biel / Fotografia por: Thany Sanches

No mesmo ano, O Terno foi a banda base para o especial de final de ano da TV Cultura, no programa Cultura Livre. Os músicos também se apresentaram no Prêmio Multishow com Nando Reis e Arnaldo Antunes e do Som Brasil Tropicália na Rede Globo.

Em 2014, o grupo lançou o segundo álbum, “O Terno” apresenta 12 músicas escritas pelos membros da banda. No ano seguinte, Gabriel Basile substitui Victor Chaves na bateria, pouco tempo depois O Terno fez sua estreia no festival Lollapalooza, um show marcante na carreira do grupo.

“Melhor do Que Parece” foi lançado em 2016 e apresenta uma sonoridade solar e vibrante, além dos timbres sessentistas e contemporâneos já característicos dos artistas. A partir do terceiro álbum, os músicos passaram a trabalhar em um som mais aperfeiçoado, com um pouco de psicodelismo na instrumentalização, sem deixar de lado a identidade já construída com os trabalhos anteriores.

A banda O Terno coleciona elogios, desde sua estreia, cada disco se torna melhor do que o outro, o álbum mais recente, “<atrás/além>”, foi lançado em 2019, segundo os músicos: “uma reflexão sobre o salto de emancipação e a construção do próprio destino. As sílabas separadas representam “o” indivíduo, sempre em busca de “ter” algo, “no” local e momento em que está.”

o ter no <atrás/além> / Arte gráfica por Maria Cau

O Terno que iníciou a carreira fazendo cover de bandas como Os Mutantes, Beatles, Kinks, Gilberto Gil, Caetano Veloso, vem se reinventando desde o lançamento do primeiro álbum. A Banda se expandiu do rock abrangendo vários estilos, participou de várias premiações, apresentações, lançou 4 álbuns de estúdio e um EP, cantou ao lado de Tom Zé no Ep Tribunal do Feicebuqui, participou dos festivais Lollapalooza Brasil em 2015 e Planeta Terra em 2013.

Tim, Gui e Biel, fizeram d’O Terno uma das maiores bandas independentes do Brasil, com o passar dos anos, criaram e aperfeiçoaram seu som, até atingir seu estilo único e particular, que hoje é referência para diversos artistas.

Desde o início da carreira o trio é muito elogiado e reconhecido principalmente por apresentar um trabalho melhor que o outro, O Terno nunca deixou a desejar a cada lançamento, isso garante seu sucesso e atrai cada vez mais os fãs e é com muito orgulho que anunciamos que em breve traremos novidades em parceria da galera do O Terno, aguardem!

Comente aqui