LançamentosNoticias

Raridades relançadas em Vinil: Sexteto do Beco!

sexteto-do-beco-sexteto-Você conhece o Sexteto do Beco? Pois saiba que os japoneses sim!

Essa é uma banda que surgiu no final dos anos 70, e gravou um LP único e de forma independente em 1980. A banda, na verdade, tem 18 membros, mas manteve seu nome sexteto até o fim. O álbum em questão, e que carrega o mesmo nome do grupo, foi gravado e mixado em apenas 8 dias, e está entre as raridades mais buscadas no Brasil, e fora dele.

Se você ainda não conhecia esse grupo, essa é uma chance. O LP está sendo relançado em uma edição limitadíssima, mas que estará disponível em nossa loja Compre aqui. O que é uma honra, pois trata-se de um dos discos mais lendários da música instrumental brasileira.

Além do disco, informações sobre o Sexteto também são difíceis de se encontrar, portanto, vamos anexar aqui um breve relato feito por Ed Motta sobre o álbum, e como o descobriu: “Sexteto Do Beco, banda de jazz fusão baiana oitentista, respeitada no mundo todo. Michael Urbaniak violinista polonês de jazz, tocava esse tema do grande Aderbal Duarte nos seus concertos. Disco independente, difícil de achar. Consta em vários livros sobre música no Japão, onde escutei pela 1a vez, me lembro bem, na loja First Impressions em Osaka, fiquei boquiaberto com o disco, tinha relação grande com o que eu queria fazer na época do meu Aystelum. Na volta para o Brasil meu amigo Carlinhos da loja Disco 7 em São Paulo conseguiu uma cópia em excelente estado. A cantora Andrea Daltro usa a voz como instrumento, os temas são instrumentais-vocais, como muito se fez no jazz dos anos 60 e 70. Eu tive a honra de um encontro com eles em Salvador, levei o disco para pegar o autógrafo deles e tudo mais. A Bahia criativa e exuberante, escondida pelo tempo, em detrimento dos imediatismos de mercado.”

O Grupo foi formado em 1978, e era composto por: Aderbal Duarte e Tomás Gruetz (violão – Ovation), Antônio Sarquis (baixo), Guilherme Maia (baixo elétrico), Zeca Freitas (piano elétrico), Guillermo Migoya (bateria), Francisco Cabral (percussão), Andrea Daltro (voz), Sergio Souto, Oscar Dourado, Paulo Andrade, Samuel Motta e Paulo Bento (flauta), Marco Esteves (sax), Tuzé de Abreu (sax), Valeu Cerqueira (sax), Juraci Pereira (trompete) e Gerson Barbosa (trombone).

Leia também: Afinal, quem é Hermes Trismegisto?

Sexteto do Beco – 1980

O disco antes dificílimo de ser encontrado, agora está disponível novamente em Vinil em um relançamento da Assustado Discos. Sexteto do Beco foi lançado em 1980, e tem grande repercussão no mundo do Jazz. É um dos discos instrumentais brasileiros mais procurados no Japão e pela Europa. Foi o único trabalho lançado pelo grupo, mas foi o suficiente para registrar o nome desse grande encontro de músicos.
O disco está disponível para pré-venda pela Bilesky Discos, mas a edição é limitadíssima, portanto, corra e garanta o seu! Adquira o seu aqui.

Músicas:
01 – Flutuando (Aderbal Duarte)
02 – Siamass (Thomas Gruetz)
03 – Kiua (Sergio Souto)
04 – Suíte 312 (Aderbal Duarte)
05 – Águas Cristalinas (Samuel Motta)
06 – Cromossamba (Aderbal Duarte)
07 – Um Segundo (Antônio Sarquis)
08 – Cantilena (Aderbal Duarte)

Para escutar:

BANNERS SONY-10

Comente aqui