Curiosidades

Conheça o primeiro disco gravado no Brasil!

Não podemos negar, história é sim muito importante para a formação crítica e cultural das pessoas. Não podemos deixá-la de lado. E é por isso que gostamos de resgatar, aqui no blog, alguns fatos que precisam ser relembrados e esclarecidos, para que assim possamos entender melhor sobre aquilo que gostamos: a Música!

Hoje vamos contar um pouco sobre o primeiro disco gravado no Brasil:

Datado em 1902, o primeiro disco brasileiro foi gravado pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, também conhecido como Bahiano (em muitas referências por aí podem encontrá-lo apenas pelo apelido). Bahiano nasceu no ano de 1870, e faleceu em 1944.

Leia também: Discos Marcus Pereira – Uma gravadora que mapeou e eternizou a música popular e regional.

A gravação feita foi do Lundu “Isto é Bom”. Mas a autoria não era de Manuel Pedro, e sim de um compositor chamado Xisto de Paula Bahia (1841-1894), que por decorrência, foi o primeiro compositor a ter uma música gravado em nosso país.

Naquela época os discos eram feitos de cera de carnaúba e reproduzidos em gramofones que funcionavam a corda. O disco foi lançado comercialmente pela Casa Edison do Rio de Janeiro, do empresário Fred Figner, que depois viria a criar a famosa gravadora Odeon.

Leia também: Rock Rural – Uma forma simples de explicar a complexidade da música brasileira. 

Xisto de Paula nasceu em Salvador, e além de compositor era também cantor, e contava com uma bela voz de barítono. Fez grande sucesso durante o período do segundo reinado no Brasil, musicando poemas de Plínio de Lima. Xisto nunca estudou música de maneira formal; começou sua carreira como corista em Salvador. Era um autodidata!

O intérprete da canção, Manuel Pedro dos Santos, o Bahiano, nasceu na cidade de Santo Amaro da Purificação, e além de ter gravado o primeiro disco brasileiro, foi também o primeiro cantor profissional do país. Era um especialista em modinhas e também lundus.

Escute:

 

 

One thought on “Conheça o primeiro disco gravado no Brasil!

Comente aqui