Curiosidades

Música e resistência. Semana comemora centenário do Samba!

samba_2

No último dia 27, domingo, comemoramos , o centenário da música “Pelo Telefone”. Registrada no dia 27 de novembro de 1916, a canção foi composta por Donga, Ernesto Joaquim Maria dos Santos (1890-1874) e foi a pioneira dentro do Samba, algo que se funde e se confunde com nossa identidade, e já está mais que enraizado na cultura popular brasileira.

Preferimos, então, comemorar aqui a semana do samba, pois o dia 2 de dezembro também é um marco. É nesse dia que comemora-se o Dia Nacional do Samba. A origem da data se deve à aprovação de um documento chamado Carta do Samba que teve origem em 1962, e foi oficialmente aprovado em 1969.

O professor Alberto Ikeda, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que é especialista em cultura popular, confirma que a resistência é ponto central do estilo. De acordo com ele “O samba mais tradicional, com a presença de negros baianos, sempre foi retrato da sociedade que o produz. Era muito comum os sambistas falarem de problemas, dificuldades e mazelas vividas por esses grupos”.

Apesar de trazer diversas temáticas, desde a celebração até as dores de amor, solidão e sobrevivência, o samba também carrega denúncias, como é o caso do primeiro samba registrado. De acordo com Ikeda é “um documento de denúncia de uma autoridade levando propina para autorizar o jogo no Largo da Carioca (centro do Rio de Janeiro). Um documento histórico”.

Mas a música, como nossos leitores bem sabem, não é algo imutável. Ela varia de acordo com as décadas, os anos, as tendências, e até mesmo de acordo com os governos. E isso é enriquecedor, ajuda a contar um pouco de nossa história. A música e a arte acompanham nossa vida, contam, ilustram, e traduzem nossa realidade vivida. E o samba, sem dúvidas, é especialista em contar a história de nosso país. E você conhece as variações do samba? Confira abaixo:

Samba de roda

A forma mais tradicional do gênero e talvez a sua primeira versão, é o Samba de Roda, deste se seguiram as diversas variações que o estilo possui atualmente. Ele é oriundo do estado da Bahia, onde era tocado e apreciado pelos escravos. Esta variação do samba possui relação direta com o jogo de capoeira por isso o nome de roda, já que durante sua prática, um círculo de pessoas é formado e ao revezarem-se durante a dança-luta, tocam instrumentos como chacoalho pandeiro, atabaque e o principal o Berimbau. No entanto, atualmente, samba de roda pode ser facilmente confundido com roda de samba, em que o grupo se apresenta sentado, formando um círculo, possibilitando a interação dos participantes com o público no entorno.

Partido Alto

Assim como o samba de roda, o partido alto é um subgênero, em que durante a apresentação dois ou mais vocalistas se revezam versando rimas improvisadas, que dão a este estilo muito dinamismo. O berço do Partido Alto são os subúrbios e favelas do Rio de Janeiro de onde se popularizou para o restante do país.

Pagode

Na origem da palavra, Pagode não se caracteriza como um estilo musical ou um subgênero do Samba. A palavra de origem africana, na verdade dá nome as festas que aconteciam nas senzalas, e que claro, eram acompanhadas por muita música. Somente no final década de 70, o termo passou a ser associado às festas que aconteciam em casas do subúrbio do rio.

Samba de Gafieira

O samba de gafieira é uma dança de salão, no entanto, o que diferencia é a atitude do dançarino diante de sua companhia. O estilo que também nasceu do Rio de Janeiro, tem como sua maior característica o estilo do carioca suburbano, que é cheio de ginga e malandragem.

Samba Rock

Que o samba é um ritmo contagiante e dançando todos sabem. O Samba-Rock nasceu da mescla entre o Samba e o Rockabilly (vertente do rock’n’roll que mistura R&B e música country). O estilo nasceu nos conhecidos bailes de salão de São Paulo entre as décadas de 60 e 70 e naquela época era conhecido como Sambalanço, para mais tarde se tornar Samba-Rock.

Samba Enredo

E por fim temos o samba enredo. O formado surgiu no Rio de Janeiro, na década de 30, feito especialmente para o desfile de uma escola de Samba. Existe uma competição anual entre as agremiações, e portanto, os sambas enredos são produzidos para cada edição sobre uma só temática. O carnaval Brasileiro é mundialmente conhecido por ser a maior festa popular do país, que pára durante 4 dias, para os desfiles e todas as festividades. Sobretudo o carnaval carioca que é um dos eventos turísticos mais aguardados do ano.

“É fundamental que o samba de raiz, o partido alto, o pagode, praticados nos bares, nas esquinas, trazem a sensação de se sentir irmanado com pessoas da mesma comunidade. Essas expressões estabelecem uma comunicabilidade e sociabilidade horizontal entre pessoas de uma geração e, sobretudo, estabelece uma hierarquia na linha do tempo. O samba rememora os pais e você localiza o indivíduo em um espaço social, lincando o homem e seu passado. Essa é a importância da tradição no contemporâneo, o alimento espiritual que situa o indivíduo no tempo social, com uma identidade cultural geracional”. Professor Alberto Ikeda.

Fontes: Aqui e aqui.

Leia também: Trio Mocotó e o Samba Rock 

BANNERS SONY-04

Comente aqui