O dia em que Bob Marley jogou uma pelada com Caju e Chico.
Entre os tantos reis da música, não podemos negar que Bob Marley é um dos maiores e mais representativos. O rei do Reggae era também Rei da simplicidade, e do reconhecimento.
Poderíamos ficar aqui nos lamentando o fato de Bob nunca ter feito um show no Brasil, e mais ainda, o fato de a Ditadura Militar ter um grande peso nisso. Mas não… Vamos é celebrar o dia em que essa lenda jogou bola com outras lendas brasileiras, como Paulo César Caju e Chico Buarque.
O ano é de 1980, Marley veio ao Brasil em uma estratégia de marketing para o lançamento de um selo Alemão por aqui, era a Ariola. Olha o timão de artistas que a Ariola já tinha: no primeiro ano contava com Moraes Moreira, Kleiton & Kledir, Alceu Valença, Marina
Lima, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e Geraldo Azevedo, depois viria, Chico Buarque, Tetê Espíndola, Wagner Tiso, Elba Ramalho e João Bosco. Havia um subselo, a Island Records, da qual Bob Marley era contratado, e é aí que ele entra na história, e vem par ao Brasil!
Logo em sua primeira parada no país, para abastecer o avião, já foram confiscados os vistos de trabalho de todos, o que os impediria de realizar shows por aqui. Os militares estavam de olho naquela “comitiva”, e trataram de bem cedo já boicotar qualquer apresentação de Reggae no Brasil.
Mas Bob deu outros tipos de show por aqui. Aquele outro show que os brasileiros muito gostam!
O samba e o reggae são a mesma coisa, têm o mesmo sentimento das raízes africanas.