Noticias

Amy Winehouse: 09 anos sem uma das maiores vozes do Jazz

Uma das maiores cantoras dos anos 2000, Amy Winehouse estaria completando 37 anos em 2020. A britânica lançou seu álbum de estreia “Frank” em 2003, em suas canções falava sobre as dores da primeira separação amorosa, com apenas 19 anos Amy recebeu diversos elogios, foi aclamada pela crítica pela sua profundidade musical.

Amy foi responsável por uma revolução musical, a mistura de Jazz, Soul e R&B combinava perfeitamente com a sua voz forte e carregada de emoção.

Fotografia de Amy, presente no documentário Amy (2015) / Divulgação

Seu segundo álbum lançado em 2006, “Back to Black”, transformou a cantora em um fenômeno mundial ainda maior. O trabalho garantiu a ela 5 Grammys Awards, como Melhor Música do Ano, Melhor Gravação do Ano, Melhor Performance Vocal pop feminina, Artista Revelação e Melhor Álbum Vocal Pop.

Foi nesse período que seu estilo visual se concretizou, o cabelo em coque, o salto alto, suas tatuagens, seu inesquecível delineado e seu figurino vintage, eram inspirados no das décadas de 50 e 60.

Amy era aclamada pelo público e pela mídia, infelizmente a pressão da fama, o casamento conturbado com Blake Fieder-Civil, a dependência de álcool e drogas passaram a trazer muitas tristezas a vida da artista.

As apresentações de Amy passaram a ser cada vez mais raras, onde diversas vezes ela apareceu bêbada, com um olhar distante e cada vez mais magra. A mídia passou a persegui-la, deixando-a cada vez mais exposta.

Seus problemas com álcool e drogas sempre foram expostos pela artista, muitas vezes retratados em suas músicas, como em “Rehab”, um de seus maiores sucessos, onde ela renega a tentativa de reabilitação, além das outras diversas referências a sua vida pessoal. Outro grande sucesso é “You Know I’m No Good”, onde no clipe a artista se vê envolvida com a bebida pela desilusão amorosa.

Amy posando para a capa do disco “Back to Black” de 2006 / Divulgação

Em 2009, Amy se separou de Blake e teve um período de sobriedade, onde voltou a compor e pode gravar com Tony Bennet, um dos seus maiores ídolos.

Infelizmente no dia 23 de Julho de 2011, Amy foi encontrada morta após o uso excessivo de álcool e drogas, em sua casa em Londres, aos 27 anos.

Amy vencendo o Grammy de melhor música em 2008 por Rehab.

Recentemente completaram-se 9 anos sem Amy Winehouse, uma das maiores vozes femininas dos anos 2000, a cantora e compositora não deve ser lembrada apenas pela sua vida pessoal conturbada, deve ser lembrada pelo seu talento, pelo seu estilo próprio que conquistou tantos fãs, por trazer o Soul e o Jazz para uma posição de destaque entre o público mais jovem e principalmente por ser um dos principais nomes do movimento cultural da “Nova Invasão Britânica”.

Em homenagem aos 9 anos sem Amy, a mãe da cantora postou uma foto no Twitter com um de seus sapatos de salto ao lado de uma vela, com a legenda “Love Janes Xxx” (Com Amor, Janes).

A carreira curta e marcante de Amy foi para nós um presente, sua voz e seu talento jamais serão esquecidos, após 9 anos sem a cantora temos a certeza que ela deixou muitas saudades.

Comente aqui